segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O Dom da Fortaleza


 Os  Sete  Dons  do  Espírito Santo

O DOM DA FORTALEZA


Para explicar sobre esse dom, o Papa usou a parábola do semeador. Como o próprio Jesus explica, o semeador representa o Pai, que lança a semente da Sua Palavra, mas, muitas vezes, esta semente encontra um coração árido ou corre o risco de se tornar estéril.
“Com o dom da fortaleza, em vez disso, o Espírito Santo liberta o terreno do nosso coração da tibieza, das incertezas e de todos os medos que possam impedi-Lo. É uma verdadeira ajuda, pois nos dá forças e também nos liberta de tantos impedimentos”.
Francisco disse que, hoje, não faltam situações de perseguição, nas quais o cristão continua a testemunhar sua fé, mesmo que tenha de pagar com a própria vida. Trata-se de algo inexplicável humanamente, uma situação que só se explica com a ajuda do Espírito Santo, que infunde fortaleza e confiança mesmo nos momentos mais difíceis da vida.
“Todos nós conhecemos pessoas que vivem situações difíceis, tantas dores. Homens e mulheres que levam uma vida difícil, lutam para levar adiante a família e educar os filhos. Pessoas das quais não conhecemos o nome, mas que honram nosso povo, nossa Igreja, porque são fortes. Eles conseguem isso, porque têm a fortaleza que os ajuda. São santos cotidianos, santos escondidos em meio a nós com o dom para levar avante seu dever. E nos fará bem pensar nessas pessoas, pois se elas conseguem, por que nós não conseguiremos?” Porém, o dom da fortaleza não é necessário somente em casos extraordinários, ressaltou o Papa, mas deve alimentar a santidade na vida cotidiana. Ele recordou uma frase do Apóstolo Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece”.
“O Senhor não nos dá uma prova maior do que podemos tolerar. Ele está sempre conosco. Às vezes, podemos estar tentados a nos deixar levar pela preguiça ou pelo desânimo, sobretudo diante dos cansaços e das provações da vida. Nesses casos, invoquemos o Espírito Santo para que, com o dom da fortaleza, possa aliviar o nosso coração e comunicar nova força de entusiasmo à nossa vida”.                      

6 comentários:

  1. Gracioso momento querida amiga, beijinhos no coração

    ResponderExcluir
  2. Gracias, hermoso compartir,Don de fortaleza que nos alienta continuamente y nos ayuda a superar las dificultades que sin duda encontramos en nuestro caminar hacia Dios. Un fuerte abrazo fraterno, gracias, amiga.

    ResponderExcluir
  3. Buena catequesis.!! Don de fortaleza que tanto necesitamos
    para ser santos. Pidamos le al Espíritu Santo nos ayude.

    Un abrazo amiga.!!

    ResponderExcluir
  4. Deus está no controle de tudo.

    uma abençoada sexta- feira.
    bjokas =)

    ResponderExcluir
  5. É verdade...o dom da fortaleza dá_nos força para prosseguir! Bj

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu ardor missionário.