segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A MISSÃO NO SÉCULO XXI







Hoje meu Blog está em festa pois gerou mais botões de rosa... novos Blogs no ar...para a honra e glória do Senhor.
Para minha primeira postagem de Missão, vou partilhar que, sem pressa, podemos chegar a santidade pretendida e possibilitada por Deus para cada um de nós...
Ir ao encontro dos pobres no mundo em que vivemos é uma graça extraordinária...
O perfil da Missão no século XXI é bem distinto da do outro século, certamente!!!
Dentro do nosso lar é um lugar privilegiado de Missão... muitas vezes...
Não é necessário fugir para ser missionário (para África, por exemplo) pois aqui temos possibilidades demais...
Missão é responsabilidade de todos nós... que somos sequestradores de nós mesmos... Muitas vezes, excluímos a nós mesmos do mapa da vida... comigo já aconteceu...
Mas, movida pela Esperança... pela fé e pelo amor... dando-nos as mãos... a Graça, supondo minha natureza, me concedeu ser missionária...
"ESTIVE PRESO E ME FOSTE VISITAR"...
Só me pude libertar (com o auxílio divino, obviamente) quando tive contato pessoal com o OUTRO...
Toda minha vulnerabilidade foi por terra...
Sou pequenina nesse cosmos de milhões de galáxias e vejo surgir a inteligência... a imaginação... a criatividade como instrumentos de proteção da vida, através da SOLIDARIEDADE e da PARTILHA...
Hoje, como Igreja que somos, despertamos para o Ministério da Acolhida do semelhante desabrigado na alma...
Cuidando do irmão... há uma interação automática: cuidamos de nós mesmos e da VIDA que precisa perpetuar-se...
Se achamos que não temos recurso para sermos Missionários...
"QUASE SEMPRE ESTÃO EM NOSSAS MÃOS OS RECURSOS QUE PEDIMOS AO CÉU" (Shakespeare)
E como viver a pobreza evangélica num mundo consumista???
ONDE HÁ AMOR NÃO HÁ PRECONCEITO...
Hoje nos desafiam a Fé... Dom divino...
Andando pelo Brasil afora, conheci algumas pessoas que superaram grandes dores... traumas... buscam NOVOS SENTIDOS para suas vidas... e vivem felizes e tranquilos como filhos de Deus amados... com direitos e deveres como qualquer cidadão que tem a sua dignidade conquistada...
O SONHO DE DEUS É A FELICIDADE HUMANA...
Temos o direito de pedir essa Graça ao Senhor da Vida Plena...
Ser Missionário é sofrer a dor alheia como própria...
São muitas as "fomes"...
Ser missionário é ter um novo lar sobre a face da Terra...
Chega de tanta violência!!!
Como Missionários, os pequenos gestos têm primazia...
Recordo-me uma certa Missão no Maranhão nas palafitas (CUJAS FOTOS ESTÃO AQUI POSTADAS), onde recebi de presente, de uma família visitada, um "artesanato/ganha pão" do pessoal local e que Pe. Emílio Magro, sj, me disse? É um sacramental!!!
Como poderia esquecer-me do que me disse o religioso missionário na essência que me levou a conhecer a Missão com grande abrangência, pois como Jesuíta, tem como carisma levar a Palavra em suas diversas formas ao mundo... e assim o fez até mesmo na tão sonhada África...
Se olharmos à nossa volta, ficaremos surpresos.... a Missão poderá minimizar os muitos sinais de morte que nos envolvem...
O desejo do Senhor é a VIDA EM ABUNDÂNCIA (Jo 10, 10)
Como Igreja a nossa vida é uma constante Missão... movimento de CARIDADE para encontro do outro que sofre sozinho...
Ele é a porta e nós O ajudamos a abri-la... para que ELE entre e fique... deixando sua marca: A PAZ... NÃO COMO O MUNDO A DÁ... MAS NA PLENITUDE DO SER HUMANO... NA VIDA NOVA...
Na centralidade do processo missionário está contida a ética... e a essência humana é o que importa...
Temos como compromisso batismal a ajuda fraterna para ser amenizada a opressão do próximo (no mínimo)...
Não lavemos as mãos!!!
ACOLHER É VIVER, SABOREAR A ALEGRIA DO OUTRO e as tristezas também...
Nessa construção do sentido de vida... que se inicia pela nossa família... podemos ser "óculos" para os irmãos...
ANUNCIA O EVANGELHO A TODA CRIATURA...
Pequenos gestos de solidariedade nos fazem bem enorme à alma...
A Arte da Missão é possibilitar o Encontro do mundo a nossa volta com DEUS TRINO... nesse mundo globalizado...
É vocação!!!
Não temos méritos próprios... como se prescindíssemos da força do Alto...
A cultura do descartável a ameaça aos valores essenciais... a pós modernidade x FÉ que é coisa séria e mais do que nunca valorizada.
Há espaço para todos nesse mundo de Deus e sempre temos quem precise de nossa ajuda...
Essa é a minha Missão...
E a sua, meu irmão???
Obrigado Senhor, por permitir-me ter meu jeito feminino de SER IGREJA...
Sejamos todos ricamente abençoados de bênçãos de todas sorte, sobretudo as espirituais...
EM TUDO AMAR E SERVIR
(Inácio de Loyola)

5 comentários:

  1. RÕ,
    Acho que essa separação de seus blogs em temas ficou bem interessante. Assim, as pessoas que se identificam com um ou outro assunto, podem escolher suas preferências.
    Se te fez feliz a concretização desses blogs, fico feliz também. Você é corajosa em administrar tantos ao mesmo tempo!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Menina, amei!!

    Estou feliz com o resultado!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Vou adorar acompanhar suas missões, tal como no seu primeiro blog. É como se fosse um resgate do tempo perdido...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Amiga tanto carinho e devoção na criação destes cantinhos lindos. Meus parabéns
    bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  5. Estou passando por aqui Rosélia, fazendo as descobertas, atraído pelo convite das rosas orvalhadas.

    Meu carinho!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu ardor missionário.